Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação.É produzido pela reação do óleo vegetal com um álcool de cadeia curta (metanol ou etanol). Como regra geral, podemos dizer que 100 kg de óleo reagem com 10 kg de álccol gerando 100 kg de biodiesel e 10 kg de glicerina. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se podem produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, entre outros) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor e mais).

Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Benefícios do Biodiesel:

  • A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global;
  • Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo;
  • Contribui com a economia do país, diminuindo a dependência dos produtores de petróleo;
  • Custo mais baixo se produzido em larga escala e com o uso de tecnologias;
  • Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.

Coloração: Em geral, o produto é amarelo podendo ser muito claro ou mesmo alaranjado, isso varia em relação ao óleo vegetal escolhido como matéria prima.

Odor: Parecido com o do óleo vegetal de origem.

Clique e conheça nossa linha de produtos para o seu negócio.